AARJ

O desejo de fundar uma associação de Arteterapia estava presente desde 1992 nas mentes de alguns arteterapeutas do Rio de Janeiro. Contudo, esses arteterapeutas trabalhavam também como professores e facilitadores de workshops, organizavam palestras, congressos e simpósios e nem sempre os afazeres do dia a dia e o trabalho permitem um tempo hábil para se realizar aquilo que se deseja no momento que se pretende.

Esses arteterapeutas sabiam da responsabilidade deste empreendimento e sem dúvida, que deveriam dispor de uma quantidade considerável de energia para realizá-lo. Assim a cautela e a paciência prevaleceram e a Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro tem a sua fundação datada em sete de setembro de 1998.

A idéia de se fundar uma associação surgiu quando estes arteterapeutas souberam, lá pelo ano de 1991, sobre pessoas que, ao terem feito breves cursos de introdução à Arteterapia estavam a se intitular arteterapeutas. Evidentemente que um curso de introdução não poderia preparar um profissional, certamente este deveria se submeter a um estudo mais profundo e a uma prática consistente.