História AARJ

postado em: AARJ | 0

A HISTÓRIA INICIAL DA AARJ

O desejo de fundar uma associação de Arteterapia estava presente desde 1992 nas mentes de alguns arteterapeutas do Rio de Janeiro. Contudo, esses arteterapeutas trabalhavam também como professores e facilitadores de workshops, organizavam palestras, congressos e simpósios e nem sempre os afazeres do dia a dia e o trabalho permitiam um tempo hábil para se realizar aquilo que se desejava no momento que se pretendia.

Esses arteterapeutas sabiam da responsabilidade deste empreendimento e sem dúvida, que deveriam dispor de uma quantidade considerável de energia para realizá-lo. Assim a cautela e a paciência prevaleceram e a Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro teve a sua fundação datada em sete de setembro de 1998.

A ideia de se fundar uma associação surgiu quando estes arteterapeutas souberam, lá pelo ano de 1991, sobre pessoas que, ao terem feito breves cursos de introdução à Arteterapia estavam a se intitular arteterapeutas. Evidentemente que um curso de introdução não poderia preparar um profissional, pois este deveria se submeter a um estudo mais profundo e à uma prática consistente.

Havia também aqueles que se chamavam arteterapeutas por entenderem que, para assim serem reconhecidos, bastava utilizar em seu trabalho terapêutico argila, tinta guache e giz de cera.

Uma difusão de informações equivocadas sobre a Arteterapia estava acontecendo como, por exemplo, a ideia de que a Arteterapia seria uma técnica diagnóstica, desviando assim os objetivos terapêuticos da mesma.

Os arteterapeutas, que seriam mais tarde os membros fundadores da AARJ, regidos pela larga experiência dentro da área em questão, entendiam que o profissional de Arteterapia precisava passar por uma formação assentada no estudo, na pesquisa e na prática supervisionada (estágio).

Este percurso de formação, portanto, requereria algum tempo e dedicação por parte daquele que desejasse trabalhar com Arteterapia. Um curso introdutório de poucas horas certamente não se mostrava suficiente para este objetivo.

Nas palestras e congressos de Arteterapia refletíamos sobre a necessidade de todos sermos mais rigorosos com a formação do arteterapeuta. Mas essa providência não se mostrava suficiente para mudar a situação.

Então esses arteterapeutas chegaram à conclusão de que precisavam organizar uma comunidade que pudesse compartilhar os mesmos esforços, práticas, saberes e ética. Surgia assim, a ideia de se fundar a Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro – AARJ.

Para inaugurar a AARJ os membros fundadores enfrentaram dificuldades naturais encontradas em um empreendimento como este, ou seja, providenciar documentos, consultar advogados, recorrer ao cartório de registro civil etc. Contudo, a dificuldade maior estava em organizar um estatuto com características específicas porque naquele tempo não havia no Brasil nenhuma associação de Arteterapia e os membros fundadores não tinham a quem recorrer para aconselhamento sobre este assunto.

A AARJ, é portanto, a primeira associação de Arteterapia criada no Brasil desde 1998.

Conforme o desejo dos seus membros fundadores, os objetivos da AARJ gravitariam em torno do estudo, da pesquisa, da produção do saber e de uma ética arteterapêutica com raízes nos Direitos Humanos.

Também seria seu objetivo a criação de uma comunidade de arteterapeutas, com a convivência democrática dos seus associados assentada na solidariedade, na cooperação e no respeito.

Tínhamos consciência de que estávamos criando uma comunidade com características que proporcionariam o relacionamento dos arteterapeutas assim como um espaço de desenvolvimento cultural e do saber.

Com eleições para diretoria e assembleias ordinárias onde novas ideias pudessem ser propostas e votadas, a AARJ sempre manteve o compromisso com um modelo de funcionamento democrático.

OS MEMBROS FUNDADORES

Para desbravar caminhos precisamos apenas de pessoas de boa vontade que acreditem que as coisas possam ser feitas.

Ângela Philippini

Antônio Carlos G. M. Guimarães

Antônio Luiz Medina

Arimar Fabiano Ferreira

Bernado M. Pimentel

Carmem Borges

Célia Gago

Cláudia Katerina Vieira Brasil

Eveline Carrano

Geraldo Artte

Lígia Diniz

Márcia Victória

Martha Magalhães da Silveira

Rodolfo Berg

Vânia Osório